RSS

E a saga de Luca continua...


A pele do meu bebe piorou ainda mais depois daquele post, fiquei totalmente desesperada... e fui para no Hospital, em "Urgências". A pele parecia estar em carne viva, toda vermelha, tinha crostas, e ele se coçava desesperadamente, nao dormia mais, e nao comia também!!!!
Eu tinha suspeitado algo a respeito do leite, falei com o pediatra dele, o melhorzinho que encontrei por aqui, que eu acreditava que ele pudesse ter intolerância a lactosa e o tal chegou até a ser um pouco grosseiro comigo, dizendo que ele era pago para pensar e tirar conclusoes e nao eu!
Lógico que depois dessa fiquei na minha, nao há nessa cidade pediatra melhor que ele, eu sei do que falo porque fui simplesmente em TODOS que encontrei, e a maioria nao coloca nem a mao na criança, esse foi o primeiro que tocou sem medo nos meus filhos, e até brica com a criançada, chega a ser uma pessoa agradável inclusive. Mas aquela grosseria ficou engasgada na minha garganta!!!
Ah, descobri sim um melhor que ele, é da seguridad social, e ele é gay, talvez por isso já tenha ido com a cara dele de primeira, rss...  mas na verdade, esse foi o primeiro profissional que vi por aqui que de verdade parece ter amor pelo que faz, deixa claro que gosta de crianças. No primeiro controle de Luca, ele fez questao de pegar meu bebe no colo e ele mesmo tirar a roupinha dele, para examina-lo. Muito legal!!!
E voltando ao tema... Quando levei Luca a Emergência do Hospital o pediatra de plantao me deu uma receita gratis, para retirar em qualquer farmácia um remédio chamado Estilsona, que nada mais é do que esteaglato de prednisolona, ou seja, um corticoide, e via oral por 4 dias seguidos!!!!!! E falou do leite, uma suspeita de intolerância a lactosa, mas pediu que eu levasse meu filho ao seu pediatra, e ao dermatologista.
Levei Luca ao pediatra, que ficou espantado quando viu meu filho, e logo de cara disse, quando uma mae suspeita de algo, temos que levar em conta, intuiçao de mae nao se engana... uma forma indireta de desculpar-se, ao menos creio nisso... rsssss.
Pediu exame de sangue, que se tivessem sido feitos logo de cara, nao teríamos ido tao longe... mas deixa isso pra lá! Foi pedido além do hemograma completo o teste de alergia a proteína do leite e alergia a ovos, que ainda nao foram feitos devido a duas doses de corticoide que dei para Luca. Vao ser feitos dia 2 de março SEM FALTA!
Suspendeu o corticoide via oral, passou novos medicamentos, e trocou o leite, pois é... passou um leite hipoalergenico, além de me alertar que os bebes de pele atópica tem tendência maior que o normal de desenvolver bronquitis, rinitis e asma, e essa época por aqui é justamente a época das bronquitis, entao pediu que tivesse um cuidado extra com ele.
Iniciei com os medicamentos novos IMEDIATAMENTE!!!!! E o novo leite também, que por ser especial é muito mais caro que o normal, mas que depois dos exames se ficar provado o probleminha é totalmente subvencionado, ou seja, é pago pela Junta de Andalucia.
No dia seguinte a pele dele já era outra, e hoje uma semana e um dia depois meu bebe está lindooooooooooo!
Os medicamentos sao Mircol, que é um anti alergico que nao dá sono, e Lactisona 1% que é Hidrocortisona, porém de uso tópico. O anti alergico ele terá de tomar por 3 meses seguidos, enquanto o Lactisona seria apenas por 1 semana, entao hoje pela manha foi sua última aplicaçao.
Quando tiver o resultado do exame marco nova consulta para planejar os próximos passos...
Já no dia a dia, aos poucos fui percebendo coisas que alteram a pele dele, tecidos acrilicos sao pessimos e a pele dele fica horrorosa na hora do contato!
Isso quer dizer que colinho de um e outro de agora em diante, se ACABOU!!! Por que ninguém toma o cuidado necessário, e sempre acaba com o tecido em contato com a pele dele.
Fora que ontem mesmo com todo cuidado que temos aqui em casa, descobri atras das perninhas, bem na dobra que estavam saindo mais manchas com crostas, de verdade que isso me assusta, pois mesmo com tudo que temos feito, percebo que ainda nao está sendo suficiente...
Um detalhe muitoooooooo importante que estava esquecendo de citar, é a hidrataçao e o sabonete e gel de banho proprios que devem ser usados. Luca tem usado um gel de banho de A-DERMA Exomega, que é um pouco caro, mas aqui na Espanha em Mercadona existe um gel de banho para peles atópicas bem baratinho que também vale a pena, e um creme de hidrataçao que deu super certo para a pele do meu filhote foi o Xeramance Plus de Lutsine.
Descobri mais uma vez que existem por ai coisas que desconhecia...
E muito mais que ainda vou aprender nesta vidinha de mamy, rs

Obrigada pelas mensagens e pela ajuda!
OBS: Elaine, te enviei um email respondendo sua mensagem, e muito obrigada de coraçao.

E abaixo vou adicionar uma matéria orientativa a respeito da dermatite atópica e outra sobre alergia a proteína do leite.


DERMATITE ATÓPICA
Sinônimo:
eczema atópico.
O que é?
Dermatite atópica é uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Cerca de 30% dos indivíduos com dermatite atópica têm asma ou rinite alérgica e 15% têm surtos de urticária. Há estudos que apontam 70% dos pacientes com antecedentes familiares de atopia (asma, rinite alérgica ou dermatite atópica).
Como se desenvolve ou se adquire?
O indivíduo com dermatite atópica tem um aumento da reatividade cutânea frente a inúmeros estímulos. Os mecanismos responsáveis por esta reatividade alterada não são completamente conhecidos. Sabe-se que fatores genéticos, imunológicos e não-imunológicos, contribuem para o aparecimento.
Principais desencadeantes:
 
Alimentos: leite, ovo, trigo, soja, amendoim, peixes e frutos do mar.
Fatores ambientais: ácaros, fungos, animais e pólens.
Irritantes cutâneos: lã, sabão, detergentes, amaciantes de tecido, solventes e suor.
Infecções: vírus e bactérias.
Fatores emocionais.
O que se sente?
É comum o indivíduo sentir uma intensa coceira. As lesões mais freqüentes são: eritema (vermelhidão); edema (inchaço); exsudação (secreção na pele); crostas e descamação; pele ressecada e manchas brancas (pitiríase alba). São mais freqüentes lesões flexurais como punhos, parte anterior dos braços e posterior das pernas.
Como o médico faz o diagnóstico?
A diagnose é clínica através de manifestações que representam critérios considerados absolutos e os chamados critérios menores.
Critérios absolutos:
 
Prurido (coceira): é manifestação constante na dermatite atópica, em todas as suas fases.
Morfotopografia: localizações típicas da dermatite atópica. Na criança, acometimento facial com lesões agudas. Na fase pré-puberal (2 a 12 anos), as lesões são subagudas, preferencialmente nas dobras do cotovelo, atrás do joelho, pescoço, mãos e pés. Na fase adulta (após 12 anos de idade), as lesões são crônicas com surtos agudos em localizações variadas.
Tendência à cronicidade e/ou recidivas freqüentes.
Critérios menores:
 
História pessoal ou familiar de manifestações atópicas
Positividade aos testes cutâneos imediatos
Dermografismo branco ou vasoconstrição prolongada
dor na região lombar baixa (costas)
Outros
Como se trata?
Por não existir nenhum recurso para a cura definitiva, o objetivo do tratamento deve ser o controle da afecção, enquanto se aguarda por uma possível involução espontânea da dermatose. Assim, o tratamento deve ser orientado para diminuir a sintomatologia e a reação inflamatória, reconhecendo, afastando ou excluindo fatores que agravam o quadro.
A hidratação cutânea é ponto fundamental no tratamento. Podem ser utilizados os antiinflamatórios tópicos (creme ou pomadas de corticosteróide), anti-histamínicos por via oral, para controlar a coceira e diminuir as erupções na pele. Os imunomoduladores e imunossupressores também são indicados para auxiliar no tratamento.
Como se previne?
Não há mecanismo de prevenção, mas a dermatite atópica pode ser controlada através de cuidados com a exposição a fatores que possam desencadear a afecção.

Fonte : ABC da Saúde Informações Médicas.
(Clique em cima do nome e vá direto a própria página)

E esse é o artigo sobre alergia a proteína do leite, é bastante grande, entao nao vou postar inteiro, mas você pode ler clicando em cima deste princípio de texto abaixo, é da Universidade de Sao Paulo.

"O leite de vaca é o alérgeno alimentar mais representativo para o grupo etário pediátrico, não só por ser o mais utilizado como pelo seu forte potencial alergênico. O leite de vaca contém mais de 20 componentes proteicos dotados de diferentes graus de atividade antigênica e vários estudos...

Volto com novidades a respeito assim que passar por consulta médica...

FEEDJIT Live Traffic Feed

Copyright 2009 .... All rights reserved.
Free WPThemes presented by Leather luggage, Las Vegas Travel coded by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy